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Primeiro acesso
Balcão de atendimento virtual

Tanto, por tão pouco…

 

No âmbito da sua estratégia de facilitação da vida dos cidadãos e das empresas, a Câmara Municipal do Porto disponibiliza o Balcão de Atendimento Virtual (BAV).

 

Trata-se de um balcão único de atendimento virtual concebido sob os princípios de centralização, integração e personalização, que procura “falar a mesma linguagem” dos cidadãos e das empresas, respondendo, assim, às suas necessidades.

 

Partindo do pressuposto de que o que motiva uma solicitação a um serviço público são as situações de vida, os eventos de vida, os serviços aqui disponibilizados são organizados na perspetiva do cidadão e das empresas.

 

Como tal, o utilizador pode aceder à informação por tipologia de utilizador, Cidadãos ou Empresas, e depois, dependendo do objetivo da visita, selecionar um dos menus do "Guia temático", de "Eventos de vida" ou "Eu sou".

 

Através desta organização da informação, o utilizador pode aceder a conteúdos do tipo informativo, tais como descrições de atividades e de licenças e respetivos procedimentos; do tipo transacional, como os formulários e os pagamentos cujas referências são geradas online, a consulta de processos online, o mapa interativo, "A minha página", entre outros; ou relacionais, como o "Fale connosco", onde pode apresentar uma sugestão ou uma reclamação.

 

Como pode navegar no BAV?

Existem várias zonas de conteúdos no BAV, sendo a navegação possível de diferentes formas:

 

Zona central

Esta área é a pedra basilar deste Balcão. A informação é disponibilizada por tipologia de utilizador - Cidadãos ou Empresas -  subdividindo-se em três tipos de entradas: "Guia temático", "Eventos de vida" e "Eu sou".

A opção "Guia temático" oferece-lhe a informação organizada por grandes áreas de intervenção, sendo mais adequada para o utilizador mais experiente, que sabe exatamente aquilo que procura;

A opção "Eventos de vida" apresenta a informação associada por acontecimentos relevantes para uma Pessoa ou para uma Empresa, ao longo da sua existência. Nascer, casar-se, iniciar um negócio, comprar um veículo, construir uma casa; ou criar ou extinguir uma empresa, são aspetos que marcam a vida de qualquer cidadão/ empresa e que motivam um relacionamento com a Administração.

A opção "Eu sou" organiza a informação prestada a partir do sujeito, da assunção do “Eu sou”. Se, por exemplo, é condutor, pode encontrar, neste menu, informação relativa às práticas relacionadas com a carta de condução, a licença de ciclomotor, etc.

 

Menu superior

Ao aceder a este menu, encontrará um conjunto de informação útil, de fácil acesso, selecionada especialmente para si, independentemente do ponto da navegação em que se encontre.

 

A opção “Início” permite-lhe voltar à página inicial do BAV.

A opção “Guia de pesquisa” permite-lhe efetuar uma pesquisa livre, pelo nome do documento, por palavra, por data ou por área temática.

A opção “Fale connosco” permite-lhe intervir ativamente na vida da CMP. Apelamos ao envio dos seus contributos, através de sugestões, reclamações, elogios, alertas/ pedidos de intervenção ou informação. Para qualquer esclarecimento tem também, à sua disposição, o "Serviço de Atendimento Telefónico".

A opção “Contactos”  permite-lhe aceder a informações sobre os serviços do universo Câmara Municipal do Porto que possuem atendimento ao público, reencaminhando, em alguns casos, para os sítios específicos daqueles serviços. Quanto aos serviços que não disponham de sítio de internet, disponibilza uma breve apresentação, informação sobre as matérias tratadas por cada um, indicação sobre a sua localização e respetivos contactos, horário de funcionamento e outras anotações consideradas importantes para a interação com os mesmos serviços. 

 

Menu inferior

No menu inferior, pode aceder rapidamente à "Contratação Pública", ao "Europe Direct Porto" e à "Consulta Online de Processos".

 

Menu vertical (à direita)

Na barra vertical à direita, tem a possibilidade de se autenticar no Balcão de atendimento virtual, de se registar ou então de pedir uma nova palavra passe de acesso.

Pode ainda obter informações relativas ao Cartão de Cidadão ou saber mais sobre o "Serviço de Atendimento Telefónico" da Câmara Municipal do Porto.

São também aqui apresentadas as "Novidades" do município e a lista dos "Serviços mais procurados" pelos utilizadores do Balcão.

Através da área "Serviços em destaque", é-lhe facultado o acesso ao "Mapa interativo" e a alguns serviços de incentivo à cidadania ativa, como o apoio ao Voluntariado, o apoio ao Consumidor ou o apoio à Reutilização de Livros Escolares.

 

Primeiro acesso
Respeita ao texto que está a ler, com informações de caráter introdutório à navegação no Portal da CMP.

 

Política de privacidade e segurança
Disponibilizamos a política definida para assegurar a privacidade e segurança dos visitantes BAV da CMP e os avisos legais, quanto aos direitos de autor, responsabilidades e exoneração

 

Mapa do portal
Esta seção contém o mapa de todo o sítio, listando, em forma de árvore, todas seções, subseções e conteúdos contidos no sítio.
Cada um dos ramos da árvore dá acesso direto ao assunto a que se refere.
O objetivo principal deste mapa é facilitar o acesso por "atalho" a qualquer página do sítio.

 

Contatos BAV

Aqui são disponibilizados os contatos da gestão do Balcão de Atendimento Virtual da Câmara Municipal do Porto.


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