Cidadania e associativismo
Skip Navigation Links.

print
Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares

O Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE) tem como principal preocupação e objetivo promover a reutilização dos manuais escolares, de forma totalmente gratuita, desenvolvendo o sentido de partilha e de boas práticas ambientais, de acordo com o lema do serviço “Reutilizar antes de reciclar”.

Entre os meses de julho e outubro, o SMARLE só aceita pedidos feitos presencialmente, podendo nos restantes meses do ano abrir outros canais de comunicação, designadamente, o telefone e o e-mail. Esta limitação deve-se ao considerável número de utentes que recorre ao serviço nos meses citados.

Não implicando o recurso ao SMARLE a troca de manuais, incentiva-se todos os seus utilizadores a disponibilizarem os manuais de que já não necessitam de molde a poderem ser reutilizados por outros alunos.

Os livros que já estiverem obsoletos serão doados ao Banco Alimentar do Porto que, no âmbito da sua campanha “Papel por Alimentos”, os envia para reciclagem obtendo à razão de 80€ por tonelada.

Local e contactos
Praça General Humberto Delgado, 266, 4000-286 Porto
 
Tel.: (+351) 222 097 091
Fax: (+351) 222 097 001
 

Horário de funcionamento

 

Atendimento presencial:  2.ª a 6.ª feira.
 
 
Edição 2017 da Feira do Livro do Porto
Entre os dias 1 e 17 de setembro, o Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE) marcará presença na Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal.
 
Durante este período o SMARLE funcionará exclusivamente no pavilhão nº 17 daquele certame, estando encerrado no Gabinete do Munícipe, entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro, onde apenas será assegurado o depósito de manuais escolares na Receção.
 
Horário de funcionamento do Pavilhão do SMARLE (pavilhão n.º 17)
Abertura:
2.ª a 6.ª feira, às 12h00
Sábado e domingo, às 11h00
 
Encerramento:
Domingo a 5.ª feira, às 21h30
6.ª feira e sábado, às 23h00
 
A atividade normal do SMARLE,  nas instalações habituais, será retomada no dia 19 de setembro.

Notas
O SMARLE, cujo processo é completamente desburocratizado, procede no entanto à recolha, para efeitos meramente estatísticos, de informação básica, tal como número de livros entregues, número de livros levantados e registo dos utilizadores do serviço.
Solicita-se aos utilizadores do SMARLE que se façam acompanhar, sempre que possível, das listas dos livros pretendidos em suporte papel, em detrimento do telemóvel, de forma a prevenir acidentes com estes aparelhos, pelos quais o serviço não se responsabiliza.

print

separador footer

 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: