separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Arquivo Bonfim Barreiros

Código de referência PT-CMP-DMA/PRI/GBB
Título Guilherme Bonfim Barreiros
Datas 1920-1970
Nível de descrição Arquivo
Dimensões 9884 espécies fotográficas; vários formatos
Produtor Barreiros, Guilherme Bonfim. 1894-1973

 

História administrativa/biográfica

Guilherme Bonfim Barreiros nasceu na freguesia do Bonfim a 6 de dezembro de 1894,e faleceu em 1973. Formou-se em Engenharia Civil na Universidade do Porto. Pouco se sabe da sua atividade profissional até ao seu ingresso na Câmara Municipal do Porto, em16 de Junho de 1924. Retirou-se ao fim de 40 anos, altura em que atingiu o limite de idade. Como funcionário superior desta autarquia ocupou o lugar de Chefe de Repartição das Edificações Urbanas e esteve destacado, durante alguns anos, como Diretor dos Serviços do Plano de Melhoramentos. Durante a sua atividade profissional é notória a sua ligação à cidade. Pertenceu a várias comissões, das quais se destacam a da avaliação dos prédios em ruínas e a da avaliação do novo Entreposto Frigorífico do Peixe. A obra de construção dos bairros sociais, prevista no Plano de Melhoramentos e promovida nos anos 50-60, assim como o levantamento dos terrenos e as terraplanagens para o Aeródromo da cidade do Porto, em Pedras Rubras, foram intervenções em que esteve muito envolvido. A sua obra não se limita à sua atividade municipal. É também como fotógrafo amador e de reconhecida qualidade que se atesta a sua paixão pelo levantamento do património do Porto e de muitas regiões do país. Muitas das imagens recolhidas por Bonfim Barreiros são excelentes instrumentos de trabalho sobre o património histórico e artístico do país antes de qualquer intervenção urbanística.

 

Âmbito e conteúdo

Levantamento sistemático do património arquitetónico e artístico do país. Destacam-se particularmente janelas, pelourinhos, edifícios públicos, de habitação, ferros forjados, etc. Contém imagens da cidade do Porto.

 

Instrumentos de descrição

Catálogo informatizado na plataforma dos instrumentos de acesso, na sala de leitura do Arquivo Histórico.
Catálogo na aplicação informática Gisa


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: