separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Arquivo do Jockey Club Portuense

Código de referência PT-CMP-DMA/PRI/JCP
Título Jóquei Clube Portuense
Datas 1870-1894
Nível de descrição Arquivo
Dimensões 0,5 metros lineares (5 livros e 29 pastas)
Produtor Jóquei Clube Portuense. 1875-1883

 

História administrativa/biográfica

O Jóquei Clube Portuense foi fundado na cidade do Porto, em 1875, por membros das famílias da burguesia e da aristocracia portuense da época.
Tinha como objetivos promover o aperfeiçoamento das raças hípicas e o desenvolvimento da criação de cavalos. Para o cumprimento destes objetivos propunha-se fomentar corridas de cavalos, exposições de gado cavalar, escolas de equitação, mercados regulares para a venda de gado cavalar e fundar um gabinete de leitura destinado a facultar aos sócios do Clube o conhecimento de publicações relativas ao hipismo e criação de cavalos.
Muitas das atividades desenvolvidas pelo Jóquei Clube Portuense tiveram lugar no Hipódromo de Matosinhos, que tinha a sua pista no areal do Prado, abrangendo o perímetro ocupado hoje pelas ruas Brito e Cunha, Mouzinho de Albuquerque e Avenida Menéres.
O Jóquei Clube Portuense promovia anualmente quatro corridas de cavalos, duas na Primavera e duas no Outono.
O desinteresse do público portuense pelas corridas de cavalos promovidas pelo Jóquei Clube Portuense foi um dos fatores que levaram à extinção desta coletividade em 1883.

 

Âmbito e conteúdo

Estatutos, listas de sócios e subscritores, atas de reuniões, relatórios e contas, correspondência recebida, copiadores de correspondência, documentos de receita e despesa, listas de bens, programas de espetáculos e outros documentos relacionados com o património e as atividades desenvolvidas pelo Jóquei Clube Portuense.

 

Instrumentos de descrição

Inventário informatizado.

 


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: