separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Arquivo Ferreira Alves

Código de referência PT-CMP-DMA/PRI/JFA
Título Joaquim Gomes Ferreira Alves
Datas 1896-1967
Nível de descrição Arquivo
Dimensões 0,19 metros lineares (7 caixas)
Produtor Alves, Joaquim Gomes Ferreira. 1883-1944

 

História administrativa/biográfica

Joaquim Gomes Ferreira Alves nasceu no Porto a 9 de abril de 1883. Entrou na Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1904.
Em 1911, apresentou a dissertação de licenciatura, intitulada “A helioterapia no tratamento da tuberculose”, à Faculdade de Medicina do Porto.
Defensor da helioterapia como tratamento de numerosas doenças, foi Diretor Clínico da Colónia Sanatorial Marítima da Foz do Douro, onde se recolhiam crianças das escolas municipais com problemas de saúde.
Fundou em 1917 o Sanatório Marítimo do Norte, em Valadares, Vila Nova de Gaia, que funcionava como uma instituição de beneficência onde se tratavam sobretudo crianças pobres, afetadas por tuberculose e raquitismo.
Em 1930 criou a Clínica Heliantia, na mesma localidade e também dedicada, entre outras enfermidades, ao combate da tuberculose através da terapêutica helio-marítima, seguindo o modelo de uma clínica suíça.
Faleceu em Francelos em 10 de novembro de 1944, no mesmo acidente de automóvel que vitimou o Dr. Pedro Vitorino.

 

Âmbito e conteúdo

Documentos acumulados por Joaquim Gomes Ferreira Alves no decurso da sua atividade como médico, bem como documentos de índole pessoal. Assim, neste conjunto há documentos relacionados com a direção da Colónia Sanatorial Marítima da Foz do Douro, a construção e direção da Clínica Heliantia e do Sanatório Marítimo do Norte, em Valadares, Vila Nova de Gaia. O arquivo inclui documentos de identificação pessoal e recordações de carácter pessoal e familiar.

 

Instrumentos de descrição

Inventário.

 


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: