separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Arquivo João Martins Ferreira

Código de referência PT-CMP-DMA/PRI/JMF
Título João Martins Ferreira
Datas 1317-1548
Nível de descrição Arquivo
Dimensões 93 documentos em pergaminho
Produtor Ferreira, João Martins. ? - 1514

 

História administrativa/biográfica

João Martins Ferreira viveu na cidade do Porto na viragem do século XV para o século XVI. Foi mercador e exerceu diversos cargos públicos. Serviu o Município como almotacé, procurador do concelho, vereador, juiz e, finalmente, chanceler. Acumulou um vasto património na área urbana e fora do Porto. Ligou-se, através do casamento, a prestigiadas famílias (a segunda mulher, Violante Correia, era filha bastarda de Frei Paio Correia de Lacerda, Bailio de Leça).
No último quartel do século XV, João Martins Ferreira instalou-se numa casa torre, situada na Rua dos Mercadores.
Em 1491, instituiu o morgadio dos Ferreiras. Pantaleão Ferreira, filho do seu casamento com Violante Correia, sucedeu-lhe no morgadio, o qual se transmitiu em linha direta nas três gerações seguintes.
João Martins Ferreira morreu em 1514, tendo sido sepultado na Capela de Jerusalém do Convento de São Domingos.

 

Âmbito e conteúdo

Escrituras de compra e venda de bens realizadas por João Martins Ferreira e seus herdeiros diretos. Algumas propriedades estão documentadas para época anterior à constituição do morgadio, por terem acompanhado a transação dos bens a que correspondiam. Existem apenas três pergaminhos posteriores à morte do fundador do morgadio. O único documento não relacionado com a gestão de bens imobiliários é uma carta de quitação do rei D. Manuel I, relacionada com funções oficiais desempenhadas por João Martins Ferreira.

 

Instrumentos de descrição

Catálogo.

 


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: