separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Arquivo Tomás António de Araújo Lobo

Código de referência PT-CMP-DMA/PRI/TAL
Título Tomás António de Araújo Lobo
Datas 1739-1868
Nível de descrição Arquivo
Dimensões 25 metros lineares
Produtor Lobo, Tomás António de Araújo. 1803-1885

 

História administrativa/biográfica

Tomás António de Araújo Lobo nasceu a 23 de janeiro de 1803, na freguesia de S. Nicolau, na cidade do Porto. Era filho de Alexandre António de Araújo Lobo e de Maria de São João Araújo. Iniciou-se na atividade comercial, seguindo a tradição familiar, junto do seu padrasto Francisco Fernandes de Sousa.
Em 1829 Tomás Lobo instalou-se no Rio de Janeiro. Aí conheceu D. Teresa Amélia Ferreira da Rocha com quem casou em 1831. Os seus três filhos - Tomás, António e Eduardo - nascem no Brasil.
Em 1835 regressou com a família ao Porto. Estabeleceu-se na Praça de Santa Teresa, dando continuidade aos negócios iniciados no Brasil. Comerciante e armador de navios durante todo o 2.º quartel do século XIX, Tomás Lobo retirou-se desta atividade em 1865, dedicando-se a partir de então à gestão de propriedades que entretanto adquirira. Desempenhou cargos de relevo na Associação Comercial do Porto e na Câmara Municipal do Porto.
Morreu em 21 de janeiro de 1885.

 

Âmbito e conteúdo

Este arquivo inclui documentos relativos a toda a escrituração comercial (correspondência, conhecimentos de carga, livros diário, livros razão, etc.) de Tomás António de Araújo Lobo. Inclui documentação do comerciante José Oliveira Borges de quem foi testamenteiro.

 

Instrumentos de descrição

Inventário.

 


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: