separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção Armando Couto

Código de referência PT-CMP-DMA/COL/ACT
Título Coleção Armando Couto
Datas 1570-1988
Nível de descrição Coleção
Dimensões 5 caixas
Produtor Couto, Armando Aurélio Ferreira. 1901-1997

 

História administrativa/biográfica

Armando Aurélio Ferreira Couto nasceu no Porto, na freguesia de São Pedro de Miragaia, em 3 de Maio de 1901. Era filho de Alfredo Luís de Faria Couto e de Ermelinda da Costa Ferreira.
Fez a instrução primária na escola da freguesia de São Pedro de Miragaia e, mais tarde, frequentou o Liceu Francês Paul Quéret.
Casou com Sophia del Cármen de Souza Lynch.
Nos anos 40 exerceu o cargo de Conservador Adjunto do Museu Nacional de Soares dos Reis. Colaborou com várias instituições portuenses na organização de exposições no Palácio de Cristal, no Gabinete de História da Cidade, no Clube dos Fenianos, na Escola Superior de Belas Artes, no Ateneu Comercial do Porto, etc.
Publicou vários artigos na revista “O Tripeiro” e no “Boletim Cultural da Câmara Municipal de Matosinhos”.
Como colecionador adquiriu um conjunto de livros raros, documentos manuscritos, gravuras e objetos sobre a cidade do Porto com grande valor histórico.
Fez legado da coleção que construiu ao longo da sua vida ao Arquivo Histórico do Porto, à Biblioteca e ao Museu Municipais.
No final da década de 80, foi galardoado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito (Prata).
Faleceu em 14 de Novembro de 1997.

 

Âmbito e conteúdo

Este conjunto documental compreende, entre outros, documentos da Congregação do Oratório do Porto e da Colegiada de São Martinho de Cedofeita (séc. XVII e XVIII), registos de santos relativos ao culto prestado em igrejas e capelas do Porto (séc. XIX-XX) e passaportes de cidadãos portugueses e estrangeiros (1820-1892).

 

Instrumentos de descrição

Catálogo.

print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: