separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção Germano Silva

Código de referência PT-CMP-DMA/COL/GSV
Título Coleção Germano Silva
Datas 1429-1968
Nível de descrição Coleção
Dimensões 6 caixas (documentos manuscritos); 179 documentos impressos; ca. 50 fotografias; 43 postais; 140 documentos “ephemera”
Produtor Silva, António Germano. 1931-

 

História administrativa

António Germano Silva nasceu na freguesia de São Martinho de Recesinhos (Penafiel), em 13 de Outubro de 1931. Foi no Porto que estudou e começou a trabalhar pois a sua família fixou residência na cidade, tinha ele poucos meses de vida.
Foi marçano numa retrosaria da Rua de Santa Catarina, operário fabril e funcionário nos Serviços Administrativos do Hospital de Santo António. Em 1956, entrou para a Redação do “Jornal de Notícias” onde se manteve até 1996, ano em que se aposentou. Foi correspondente no Porto de diversos jornais e revistas portuguesas. Colaborou com a RTP (Porto) e com outras estações televisivas na divulgação da história da cidade do Porto.
Publicou várias obras sobre a cidade Invicta de que se destacam o “Guia de Cedofeita”, o “Guia da Vitória”, “À Descoberta do Porto”, “Fontes e Chafarizes do Porto”, entre outras.
É membro da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto e conselheiro da SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana.
Foi distinguido pelo Município portuense com a medalha de mérito (grau ouro) da cidade do Porto.
Em Junho de 2001, Germano Silva fez doação ao Arquivo Histórico Municipal do Porto de várias centenas de documentos reunidos ao longo de vários anos.

 

Âmbito e conteúdo

A coleção é constituída por documentos em suportes tão variados como o pergaminho e a fotografia mas em que predominam os temas relativos à cidade do Porto. O mais antigo documento deste conjunto é uma escritura de emprazamento de um moinho situado em Alfena, realizada em 1429. A coleção inclui, porém, documentos mais recentes, nomeadamente da segunda metade do século XX.

 

Instrumentos de descrição

Catálogo.

print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: