separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleções

Integrando sobretudo bibliografia nacional, a BPMP conta atualmente com cerca de 1 500 000 documentos (sobretudo, documentação editada nos sécs. XIX, XX e XXI, que compõe o designado fundo geral). Recebe por Depósito Legal todas as publicações editadas em território nacional.

Desde a sua fundação e ao longo dos anos, as coleções da Biblioteca foram sendo sucessivamente enriquecidas por via de legados, doações, ofertas, permutas e aquisições.

Alguns fundos especiais da Biblioteca – manuscritos, impressos raros, cartografia, iconografia, objetos tridimensionais – são de grande relevância cultural.

A BPMP detém, logo após a Biblioteca Nacional, a mais importante coleção portuguesa de manuscritos de escritores e outras personalidades. Nesta Biblioteca podem distinguir-se dois tipos de fundos - os espólios formados por originais de obras literárias e outras relacionadas com um determinado escritor, artista, etc., e as coleções reunidas por determinadas personalidades. Entre os primeiros, sobressai, sem dúvida, o de António Nobre, pela qualidade e número das peças que reúne. No segundo conjunto, destaca-se, não só pela sua dimensão e valor, mas também pela forma de aquisição (compra em 1988, enquadrada pela Lei do Mecenato Cultural), a Colecção de Manuscritos reunida pelo Poeta Alberto Serpa.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: