separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Manuscritos

Este é um fundo documental que integra centenas de obras e milhares de documentos que abarcam o período temporal desde o séc. IX até ao séc. XXI.

A coleção inicial  constituiu-se a partir de bibliotecas de instituições religiosas e de pessoas particulares, de que são exemplos relevantes a livraria do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e a biblioteca particular do Visconde de Balsemão.

Ao longo dos anos foram-se juntando manuscritos de diversos tipos provenientes de incorporações, de legados dos próprios possuidores ou de doação de familiares ou amigos - 1.º e 2.º Condes de Azevedo, Pedro Dias, Vitorino Ribeiro, Abade de Miragaia, Alberto Correia, Carlos de Passos, Antero de Figueiredo, Joaquim Leitão, Augusto Nobre....

Inclui também coleções de correspondência de escritores e peças de espólios de diversos autores e outras personalidades (de que é exemplo o Museu de Autógrafos e Recordações de Escritores e Artistas); e aquisições efetuadas pela própria Biblioteca (como é o caso da coleção de cerca de 5 500 documentos de correspondência e outros textos autógrafos recolhida ao longo da sua vida pelo Poeta Alberto Serpa).


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: