separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Biblioteca Sonora

A Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto foi oficialmente inaugurada a 16 de março de 1972, inspirada na experiência da Students Tape Library do Royal National Institute for the Blind (Reino Unido). Pioneira no País, teve e continua a ter por missão proporcionar gratuitamente aos cidadãos portadores de deficiência visual (cegos e amblíopes) uma alternativa preferencial - leitura gravada nas suas componentes de produção e de distribuição - relativamente aos documentos originais existentes em suporte gráfico. Serviço público de manifesto alcance e utilidade social e contribuindo expressivamente para a formação e inclusão do seu público-alvo, a locução das obras gravadas na Biblioteca Sonora é atualmente realizada por locutores voluntários cujo contributo é fundamental para o funcionamento do serviço.

A Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto serve, direta e indiretamente, largas centenas de utilizadores que se distribuem por espaços geográficos que em muito transcedem os limites da cidade do Porto e da região Norte. Com efeito, os livros gravados são utilizados em todo o território continental, regiões autónomas e, mesmo, no estrangeiro. De entre os organismos que regularmente recorrem a este serviço sobressaem bibliotecas, associações socioculturais, centros de reabilitação, escolas e equipas de apoio educativo, serviços de apoio a estudantes universitários, entidades de países de expressão oficial portuguesa, etc. Os utentes individuais da Biblioteca Sonora distribuem-se por todas as faixas etárias, pelos diversos níveis de ensino e por profissões variadas.

A pré-inscrição como utente individual na Biblioteca Sonora é simples, intuitiva e pode ser efetuada em linha aqui.

 

Apontadores úteis:

 

Biblioteca Sonora: 40 anos a dar voz aos livros

Biblioteca Sonora Digital

Biblioteca Sonora (eflyer)

Clipping BS

 


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: