separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Espólios - proto-história

Fragmento de Silex (Pré-História)O principal núcleo de povoamento que esteve na origem da cidade do Porto situou-se nesta colina sobre o Douro, durante o primeiro milénio antes da nossa era.

Nos níveis mais antigos, quase sem vestígios de ocupação humana, a intervenção arqueológica forneceu alguns fragmentos de cerâmica, e um pequeno geométrico em sílex, um instrumento lítico comum na pré-história recente. O tipo de fragmentos cerâmicos encontrados abre a possibilidade de uma ocupação anterior à Idade do Ferro, na parte superior do morro, ainda durante o Bronze Final (séc.s VIII a meados do I milénio a.C.).



O Castro da Sé (Penaventosa)
Em níveis superiores, relacionados com a primeira fase de ocupação do castro proto-histórico (séc.s V a II a.C.), surgem Fragmento de cerâmica castreja (séc. III-I a.C.)fragmentos de cerâmicas locais, feitas à mão, de pasta grosseira e superfície micácia decoradas com punções e motivos decorativos caraterísticos do universo castrejo: circulos concêntricos, faixas com S, folhas de acacia agrupadas em triângulos,Fragmento de Anforisco (séc. IV-III a.C.) triângulos com besantes, etc, pertencentes a louça utilitária como panelas de asa interior utilizados na confeção de alimentos, com alguns sinais da exposição ao fogo, vasos de grande dimensão usados para reserva de cereais e outros bens alimentares.

O aparecimento de fragmentos de cerâmicas púnicas ou de produção levantina e de um unguentário em vidro colorido proveniente da bacia mediterrânica (séc. IV a.C.), revela contatos à distância com as rotas comerciais que percorriam o Mediterrâneo.

Foram também recolhidas vários dormentes de mós oblongas, uma delas quase intacta, e uma ou outra pedra de pisar, bem como alguns instrumentos líticos de uso variado, bem como pesos de rede (seixos lascados).

Em níveis mais próximos das camadas romanas foram recolhidos abundantes fragmentos de Haltern 70, forma comum de ânfora, que regista os primeiro contatos comerciais com o mundo romano.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: