separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção de Cerâmica Oriental

As peças, de porcelana ou grés, são do tipo fabricado no Extremo Oriente para exportação sobretudo para a Europa. As datas abrangem os grandes períodos dessa exportação: de meados do século XVI até ao século XIX. A coleção reflete o tipo de peças de encomenda para o mercado português, produzidas na China e no Japão, com uma tendência para peças de porcelana das carracas, o grupo mais caraterístico das porcelanas de exportação chinesa que coincide com o começo do reinado Wanli, séculos XVI e XVII. Nesta coleção são evidentes as porcelanas do período kangxi, do século XVII e XVIII, geralmente azuis e brancas e a porcelana policroma que vai ser importada em grande quantidade para a Europa, na segunda metade do século XVIII, quando se generaliza o gosto pelas bebidas exóticas.

 

A Coleção Guerra Junqueiro pode ser comparada, em relação a algumas peças, com as Coleções de Ardebil na Pérsia e do Palácio de Santos, em Lisboa.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: