separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção de Metal

A Casa Museu possui um importante núcleo de cinquenta e três pratos e bacias de folha de latão batida e gravada a punção, dos séculos XV e XVI da Alemanha Central e do Sul. São conhecidas como pratos de Nuremberg com representações de temas religiosos do Antigo e Novo Testamento e da Vida de Santos e alguns motivos históricos e de inspiração animal e vegetal. Desta coleção fazem parte quatro turíbulos da época medieval, nove castiçais, campainhas, lanternas de metal e vidro e uma suspensão de candeia.

 

O depósito do Museu Nacional de Arte Antiga, legado de Guerra Junqueiro desde 1938, destaca-se com a coleção de nove cruzes processionais datadas do século XIV ao século XVI, um núcleo de doze almofarizes espanhóis, italianos e holandeses, dos séculos XV e XVIII, e uma estante de missal de ferro forjado e couro lavrado, portuguesa, datada do século XV/ XVI.

 

Integramos na arte do metal a coleção de armas e armaduras – um capacete lagosta, um elmo de viseira e um rapier de laço, da escola flamenga ou alemã do século XVII.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: