separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção de Ourivesaria

Consta de oitenta e nove peças de prata de ourivesaria civil e duas de ourivesaria religiosa, pertencentes a um período que vai do século XV ao século XIX. As peças são de fabrico português, havendo apenas três inglesas.

 

Destacamos uma salva, “prato de água às mãos”, parcialmente dourada, datada do século XV, do Porto, com uma decoração de alcachofras, folhas de cardo e fitas ondulantes, fortemente repuxadas; um conjunto de três peças indo-portuguesas – um cofre de tartaruga com frisos de prata gravada e recortada, dos finais do século XVI, um cofre em filigrana de prata, de tampo encanudado, do século XVII e uma caixa de perfumes com recipientes em vidro, também do mesmo período.

 

Da segunda metade do século XVIII data um conjunto de salvas, gomis, bacias, cafeteiras, bules, castiçais, bandejas e espevitadores, de caraterísticas barrocas e rocailles, testemunhando influência francesa e inglesa. Dos finais do século XVIII e inícios do século XIX, ao gosto neoclássico, possui a Casa Museu peças soltas de serviços de chá e café – bules, cafeteira, leiteira, açucareiros, caixa de chá, bem como dois cestos de pão vazados e um açucareiro, ao gosto romântico.

 

Salientamos igualmente um candeeiro de azeite, de dois lumes com quebra-luz, tipologia rara, com marca de Lisboa da primeira metade do século XIX.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: