separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleções

A Casa Museu apresenta importantes coleções da arte nacional e estrangeira que abrangem períodos compreendidos entre o século XV e XIX. Estas coleções resultam da doação das coleções do Poeta feita por sua filha Maria Isabel Guerra Junqueiro de Mesquita Carvalho à Câmara Municipal do Porto, por aquisições feitas por esta entidade e por um depósito de algumas peças da Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro de Mesquita Carvalho e Luís Mesquita de Carvalho.

 

A doação consta de seiscentas e vinte e três peças:

Cerâmica – 220 peças;

Mobiliário – 184 peças;

Ourivesaria – 89 peças;

Arte de metal – 81 peças;

Vidros e cristais – 24 peças;

Tecidos e tapeçarias – 21 peças;

Armas antigas – 3 peças;

Pintura – 1 peça.

 

Não possuímos o registo das aquisições feitas pelo Poeta. Não sabemos, portanto, onde e quando as comprou, a quem comprou e por quanto comprou. Possuímos apenas uma pintura a óleo sobre tábua, Cabeça de São João Baptista, escola espanhola (?), século XVI (1.ª metade).

 

A coleção de escultura antiga e parte da coleção da arte do metal constituem um depósito do Museu Nacional de Arte Antiga, autorizado em 1959, pelo Director-Geral da Fazenda Pública. Estas peças tinham sido legadas pelo poeta ao Museu Nacional de Arte Antiga, por testamento feito a 24 de Março de 1921.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: