separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

História data-a-data

Século XVIII (1.ª metade) – construção da Casa de Trás da Sé, sob encomenda do Cónego Dr. Domingos Barbosa.

1934 – compra do edifício pela filha do Poeta Abílio Manuel Guerra Junqueiro, Maria Isabel Guerra Junqueiro de Mesquita Carvalho, adquirida aos herdeiros de Francisco Sales Pinto de Mesquita Carvalho, irmão de seu falecido marido, Luís Pinto de Mesquita Carvalho.

1910-1911 – funciona no edifício a Escola Primária masculina, n.º 63, que ocupa cinco salas de aulas, uma sala de biblioteca pública, uma cantina, o gabinete do Diretor, para além de acolher a residência do Diretor e sua família.

1940, 25 de março – doação feita à Câmara Municipal do Porto, por escritura lavrada na antiga Câmara, junto do Largo da Sé, pelo seu notário privativo.

1977, 29 de setembro – publicação do Decreto-Lei n.º 129/ 77, de 29 de setembro, que classifica o edifício como Imóvel de Interesse Público.

1940 – o Município do Porto incumbe o Eng. Correia de Araújo de elaborar um Projecto de restauro do edifício onde vai ser instalada a casa de Guerra Junqueiro.

1942, 19 de junho – inauguração da Casa Museu, pelo Ministro de Educação Nacional Dr. Mário de Figueiredo.

1949 – ampliação dos jardins da Casa Museu.

1975-1981 – encerramento ao público da Casa Museu, para obras e remodelação.

1992 – encerramento ao público da Casa Museu, para novas obras de remodelação e construção de um novo edifício, de autoria do Arquiteto Alcino Soutinho.

1997 – reabertura da Casa Museu Guerra Junqueiro.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: