separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção de Jóias

Apresenta uma diversidade de jóias de uso pessoal reunidas por Marta Ortigão Sampaio com o intuito de formar uma coleção e inclui alguns exemplares representativos dos modelos da joalharia tradicional e erudita, num período que se estende do século XVII ao XX. Destaca-se pela variedade tipológica, de técnicas e materiais. É o caso de um núcleo de peças mais antigas dos finais do século XVII e inícios do século XVIII:

 

uma fita de pescoço com pendente em “sequilé” em ouro e diamantes, uns brincos em “sequilé” em ouro, diamantes e rubis e “laças” em ouro e diamantes.

 

Dos finais do século XVIII, inícios do XIX:

um “meio adereço” (pendente e par de brincos) em ouro, crisoberilos e ametistas.

duas peças de cabeça, uma em ouro e topázios e outra em ouro, crisoberilos e esmeraldas.

 

Da primeira metade do século XIX, há vários exemplares de brincos “À Rei”, em pedrarias cravadas em prata, em ouro e em ouro e diamantes, bem como dois colares em linhas neoclássicas que utilizam sobretudo topázios incolores, berilos incolores e águas-marinhas.

 

Outra tipologia deste período consiste em argolas que utilizam diamantes, topázios ou crisoberilos, com destaque para as argolas em forma de cornucópia. Ainda do século XIX temos uma ourivesaria em que se misturam o ouro e os esmaltes (azuis e brancos), brincos, corações (com aplicação de filigrana), no estilo de “ouro popular”, com produção do Porto e Gondomar.

 

É notável um conjunto de peças com ametistas: colares, brincos, alfinetes e pulseiras do século XIX.

 

Outro núcleo de grande interesse é formado pelos relógios e peças relacionadas – cordões com passador, “châtelaines”, relógios com máquinas suíças e alfinetes com relógios.

 

Do século XX:

Alfinetes “Art Nouveau” e “Art Déco”;

Coleção de alfinetes de gravata, botões de punho, condecorações,

um adereço constituído por brincos, pulseira e alfinetes numa adaptação de moedas de ouro Dom João V;

jóias com configurações zoomórficas e fitomórficas, como um alfinete de passarinhos, brincos em forma de folhas;

alfinete com frutos e folhas em coral.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: