separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleções

As coleções do Gabinete de Numismática da Câmara Municipal do Porto têm a sua origem na aquisição do espólio do Museu Allen (pertencente a João Allen), em 1850, com o objetivo de criação do Museu Municipal do Porto.

 

O designado “medalheiro” daquela coleção, era constituído por valiosas séries de moedas gregas, moedas romanas republicanas, imperiais e hispânicas, bem como inúmeras espécies portuguesas e estrangeiras. Incluía ainda uma excelente coleção de medalhas de ouro, prata e bronze, também nacionais como estrangeiras, assim como significativos conjuntos de cédulas e notas bancárias.

 

Este fundo inicial foi sendo progressivamente acrescido em diferentes épocas, quer por doações e aquisições, quer ainda por outras moedas encontradas em várias obras de remodelação do tecido urbano.

 

Atualmente, as coleções do Gabinete de Numismática contemplam uma vasta e diversificada gama de objetos: moedas de variadas épocas e regiões, apólices, cédulas e notas bancárias do século XIX, vales e fichas monetárias, medalhas nacionais e estrangeiras, condecorações, chapas de impressão de notas bancárias e cunhos de medalhas.

O seu número ultrapassa largamente os 20 000 exemplares.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: