separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção de medalhas - Medalhística

O Gabinete de Numismática possui uma coleção de medalhas portuguesas e estrangeiras, valorizada por alguns exemplares de grande raridade e valor histórico.

 

Na coleção de medalhas destacam-se naturalmente as portuguesas, do século XVII à atualidade, onde se encontram representados alguns dos mais famosos gravadores portugueses, como José Arnaldo Nogueira Molarinho. Refira-se ainda as medalhas relativas ao Palácio de Cristal e às várias exposições aí realizadas ao longo do século XIX, como as comemorativas da Inauguração do Palácio de Cristal em 1861, as comemorativas da Primeira Exposição Internacional Portuguesa (1865), a Exposição Insular e Colonial (1894) e a Exposição Industrial do Porto (1897), entre outras.

 

Das medalhas estrangeiras, assumem particular relevo os conjuntos de medalhas italianas com exemplares da 2.ª metade do séc. XIII, as medalhas inglesas datadas a partir do século XVII, as Alemãs e Austríacas a partir da 1.ª metade do século XVI e as medalhas francesas datadas a partir do século XVII, particularmente um conjunto de medalhas dedicadas a Napoleão Bonaparte e às suas campanhas militares.

 

Para além das medalhas, refira-se a existência de alguns exemplares de cunhos de medalhas, nomeadamente cunhos de medalhas comemorativas das Festas da Cidade do Porto e o cunho da Medalha da Vereação da Câmara Municipal do Porto.

 

voltar a Coleções


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: