separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção de cédulas e notas bancárias - Notafilia

O espólio do Gabinete de Numismática contempla ainda exemplares de papel-moeda e chapas de impressão de cédulas, cheques, letras e notas bancárias.

 

Nas séries de papel-moeda, têm particular importância as notas emitidas pelo Banco Comercial do Porto a partir de 1836. Desta entidade bancária, existem exemplares de notas de 10$00 réis, 50$000 réis e 100$000 réis.

 

Destaque-se ainda os exemplares de notas do Banco Industrial do Porto com os valores de 5$000 réis, 10$000 réis, 20$000 réis, 50$000 réis e de 100$000 réis. Estas nunca chegaram a representar efetivamente dinheiro corrente, tendo apenas um valor histórico. Com efeito, o Banco Industrial do Porto mandou produzir estas notas antes de obter a necessária autorização para a sua emissão, razão pela qual nunca chegaram a circular.

 

Sendo aquelas séries incompletas e não possuindo exemplares de notas das outras entidades bancárias que se estabeleceram na cidade do Porto, ao longo do século XIX, esta lacuna é parcialmente suprimida pelas chapas de impressão de notas bancárias. Estão representadas séries do Banco Comercial do Porto, do Banco Mercantil Portuense, do Banco União do Porto e da Nova Companhia de Utilidade Pública.

 

voltar a Coleções


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: