separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Coleção de moedas - Numismática

A coleção de numismática é constituída por significativos conjuntos de moedas gregas, romanas (denários republicanos e numismas imperiais), moedas hispânicas (pré-romanas e romanas cunhadas nas cidades da Península Ibérica), suevas, visigodas, hispano-árabes e portuguesas (medievais, modernas e contemporâneas), bem como numerosas espécies estrangeiras de diferentes épocas.

As coleções vêm sendo expostas parcialmente, em mostras temáticas organizadas rotativamente, podendo todavia, os estudiosos e investigadores solicitar a consulta de séries arrumadas em reserva.

Especial relevo merece a coleção de moedas portuguesas dos períodos medieval e moderno, particularmente os exemplares cunhados no Porto. De entre os numismas mais valiosos desta coleção, sobressaem os exemplares de morabitino de Dom Sancho I, o escudo de Dom Afonso V cunhado no Porto, o português de Dom Manuel I e o São Vicente de Dom Sebastião.

As coleções originais foram progressivamente acrescidas por doações e aquisições, quer ainda por alguns conjuntos monetários achados no decurso de obras de beneficiação de arruamentos ou de demolições de edifícios antigos na urbe portuense. Dos achados, destacam-se o tesouro da “Ponte da Arrábida”, encontrado na demolição de uma habitação, para a construção da ponte hoje existente, constituído por um significativo conjunto de moedas portuguesas da Quarta Dinastia. Refira-se ainda um conjunto de moedas (ceitis) da Segunda Dinastia, achado no interior de um sarcófago medieval, no decorrer de obras de recuperação do mosteiro de Leça do Balio.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: