separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

História data-a-data
1848 – Falecimento de João Allen (1785-1848), rico negociante da cidade e reconhecido colecionador, de origem britânica.

 

1850 – Aquisição pela Câmara do Porto dos espólios do Museu Allen.

 

1852 (11 de abril) – É inaugurado o Museu Municipal do Porto, nas instalações do antigo Museu Allen, na Rua da Restauração.

 

1905 – É concluída a transferência dos espólios do Museu Municipal do Porto para o edifício da Biblioteca Pública Municipal, no antigo convento de Sto. António da Cidade, em S. Lázaro. Aqui estava já instalado o Museu Soares dos Reis (antigo Ateneu D. Pedro ou Museu Portuense), da Academia de Belas Artes do Porto.

 

1937 (21 de julho) – Decreto do Governo determinando que as coleções do Museu Municipal do Porto serão instaladas, precedidas de inventário e identificação, no Museu Nacional Soares dos Reis (Palácio dos Carrancas).

 

1942 (30 de janeiro) – É inaugurado o Museu Nacional Soares dos Reis, no antigo palácio dos Carrancas.

 

1988 (22 de dezembro) – Inauguração das instalações do Gabinete de Numismática, na Casa Tait, na rua de Entrequintas.

 

2008 (27 de setembro) – Inauguração das novas instalações do Gabinete de Numismática no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: