separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Património arquitetónico

Palácio do FreixoO sistema patrimonial arquitetónico da cidade do Porto está identificado na Carta de Património do Plano Diretor Municipal (PDM) e é constituído por Áreas com Interesse Urbanístico e Arquitetónico, por Áreas Históricas e ainda pelos Imóveis de Interesse Patrimonial que, entre outros, incluem todos os imóveis classificados do concelho.


As Áreas com Interesse Urbanístico e Arquitetónico abrangem zonas significativas para a história da cidade que, sob o ponto de vista do urbanismo e da arquitetura, são representativas, contribuindo para a valorização da imagem urbana.

 

As Áreas Históricas correspondem aos tecidos consolidados mais antigos da cidade e às reminiscências dos tecidos rurais primitivos que ainda conservam a estrutura e os elementos morfológicos iniciais com significativa representatividade urbanística e arquitetónica.

 

Os Imóveis de Interesse Patrimonial, que estão identificados na Carta de Património e listados no anexo I do Regulamento do PDM, correspondem a imóveis que, pelo seu interesse histórico, arquitetónico ou ambiental, devem ser alvo de medidas de proteção e valorização.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: