separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS em 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.

 

Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Representando o momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril constitua um marco comemorativo do património nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

 

 

  

Dia 18 de abril, 17:30

Palacete Viscondes de Balsemão

Marcas de Granito

 

Marcas de posse, de identidade dos principais proprietários da cidade, siglas dos canteiros, inscrições, datas, desenhos que testemunham aspetos da vida económica e social da urbe.

 

Antigas vivências, vestígios em pedra de espaços de enterramento, construções que o crescimento da cidade fez cair em desuso, sobrevivendo, reintegradas em novas arquiteturas.

 


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: