separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Inventário do Património Arquitetónico do Porto

Inventário do Património Arquitetónico do Porto

Projeto da responsabilidade direta da Divisão Municipal do Património Cultural, foi iniciado em 1998, com o apoio PRONORTE/FEDER, como projeto-piloto para a criação de um programa metodológico-tipo de inventário municipal do património. O IPAP transformou-se num instrumento de registo sistemático do tecido construído da cidade, condição necessária à inventariação do Património Arquitetónico e à caracterização dos bens incluídos nas zonas de proteção e nas áreas envolventes.

Em 2003 surge uma nova candidatura para apoio financeiro ao projeto, desta vez ao Programa Operacional de Cultura (POC/FEDER) integrada num projeto mais alargado de criação da Carta do Património do Porto – dimensão arquitetónica e arqueológica -, que tem por principal objectivo o conhecimento do tecido construído e do potencial arqueológico da Cidade.

Com esta candidatura pretendeu-se a recolha de informação e o desenvolvimento de uma ferramenta informática essencial ao processamento, gestão e disponibilização da informação de carácter patrimonial. Para otimização dos recursos e integração dos dados de carácter patrimonial num sistema único, foi incluída a componente de informação arqueológica. A este sistema de informação geo-referenciado deu-se a designação de LOCVS – Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico do Município do Porto.

 

Notícias


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: