separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Jornadas europeias do património

Jornadas Europeias do PatrimónioAs Jornadas Europeias do Património tiveram a sua origem na França, em 1984, como uma iniciativa nacional. A dimensão europeia viria a ser adotada em 1991, sob a proteção do Conselho da Europa e com o acompanhamento da UNESCO a partir de 1997, passando a ser uma iniciativa conjunta deste Conselho e da Comissão Europeia, em 1999. Desde janeiro de 2001 que a coordenação internacional foi da responsabilidade do Centro Nacional de Cultura, sucedendo, assim, à Fundação Roi Baudouin (Bruxelas) e Stichting Open Monumenten (Holanda). Tarefa que em 2006 passa a ser de uma organização não governamental pan-Europeia para o Património, a Europa Nostra (Holanda).

A comemoração é efetuada em datas diferentes, nos 48 países signatários da Convenção Europeia da Cultura (1954), entre o mês de agosto e o de novembro, contemplando vários dias de atividades, mobilizando várias organizações, instituições e voluntários para cada edição. Em Portugal a coordenação nacional ficou ao encargo do Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR), atualmente incorporado no Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, I.P. (IGESPAR, I.P.), participando diversas autarquias e instituições nacionais.

O objetivo é permitir o acesso gratuito a monumentos e sítios dos diversos países participantes, principalmente os que habitualmente não estão abertos ao público. Numa atitude clara de sensibilização da população para a valorização e preservação dos valores patrimoniais partilhados por todos.

A Câmara Municipal do Porto é uma das autarquias que, em 1997, aderiu à comemoração das Jornadas Europeias do Património e que desde então promove diversas atividades, quase sempre nos últimos dias de setembro, com grande participação por parte do público.


Porto - Foz VelhaPorto - As Quintas da Zona OrientalPorto - Bonfim (2003)Porto - Cedofeita (2004)Porto - Vitória (2005)Porto - Sé (2006)Porto - São Nicolau (2007)Porto - Miragaia (2008)Porto - Massarelos (2009)


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: