separador topo
Cultura
Skip Navigation Links.
print

Cartas

 Carta dos Bens Patrimoniais 

A Carta dos Bens Patrimoniais (CBP) tem como principal objetivo disponibilizar ao público informação sistematizada relativa a elementos patrimoniais especialmente relevantes para a história e a identidade do concelho do Porto. Nesse sentido, a estrutura da CBP articula as diferentes cartas temáticas referentes ao Património Cultural sobre a cartografia do município.

Este documento inclui imóveis e conjuntos edificados constantes no Inventário do Património Arquitetónico do Porto (IPAP), projecto financiado pela autarquia e pelo Programa Operacional da Cultura, e na Carta de Património que faz parte da Planta de Ordenamento do Plano Diretor Municipal.

Outro nível de conteúdos da CBP corresponde ao Inventário de Arte Pública concernente às estátuas e esculturas que podemos observar na cidade.

A Carta dos Bens Patrimoniais é dinâmica, encontrando-se num processo permanente de atualização por incorporação de dados produzidos no âmbito dos trabalhos de inventário promovidos e desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Museus e Património Cultural - Direção Municipal de Cultura.

 

 

Carta dos Imóveis Classificados e em vias de classificação

 A Carta dos Imóveis Classificados ou em Vias de Classificação (C_ICeVC) tem como principal objetivo disponibilizar ao público informação sistematizada, relativa aos edifícios e conjuntos urbanos do concelho do Porto abrangidos pela servidão administrativa do Património Cultural, prevista na Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro.

Este documento inclui os imóveis e conjuntos edificados classificados ou que se encontram em vias de classificação, bem como as correspondentes zonas de proteção. Teve por base o nível de conteúdos respeitante ao Património Cultural da Planta de Condicionantes do Plano Diretor Municipal.

A Carta dos Imóveis Classificados ou em Vias de Classificação é dinâmica, encontrando-se num processo permanente de atualização de acordo com as deliberações tomadas no âmbito dos processos de classificação, seja pelo Ministério da Cultura (Monumentos Nacionais e Imóveis de Interesse Público), seja pelo município (Imóveis de Interesse Municipal), por incorporação dos dados trabalhados pelo Departamento Municipal de Museus e Património Cultural - Direção Municipal de Cultura.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: