Cidadão com deficiência
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Atendimento à pessoa surda
Atendimento à pessoa surda
Gabinete do Munícipe lança serviço de interpretação para cidadãos surdos
 
O Gabinete do Munícipe disponibiliza, desde 2 de novembro, um novo serviço dirigido aos cidadãos surdos, no âmbito do projeto "Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP", dinamizado pela Área Metropolitana do Porto.
A comunicação entre o cidadão surdo e o colaborador do Gabinete do Munícipe por via presencial ou através do canal telefónico passa a ser intermediada por um intérprete em Língua Gestual Portuguesa (LGP), através de videochamada.
Ou seja, os contactos telefónicos poderão ser realizados a partir de um registo prévio no Portal do Cidadão Surdo ou através do telemóvel (marcando o número 12472, com o custo de 1 cêntimo/min) ou ainda via Skype (adicionando nos contactos a conta "Serviin - Intérprete LGP").
No atendimento presencial, o técnico do Gabinete do Munícipe, com recurso a um "tablet", estabelece contacto (através do Serviin, via Skype) com o intérprete em LGP e este, através de videochamada, traduz-lhe a informação veiculada pelo cidadão.
O objetivo primordial é anular as barreiras na acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo aos cidadãos surdos contactar com o atendimento do Gabinete do Munícipe de uma forma mais autónoma e imediata.
 
Informações adicionais encontram-se disponíveis no Portal do Cidadão Surdo.
 







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