Transportes e circulação
Skip Navigation Links.

print
Viatura abandonada

Encontra-se em estacionamento indevido ou abusivo, o veículo que, durante 30 dias ininterruptos, se encontre em local da via pública ou em parque ou zona de estacionamento isentos do pagamento de qualquer taxa, situação em pode ser removido pelos competentes serviços municipais.
Consideram-se veículos abandonados, aqueles que, tendo sido removidos, não forem reclamados:
30 ou 45 dias da notificação remetida ao titular do registo de propriedade;
45 dias após a afixação de Edital ou Anúncio, relativo aos veículos cujo titular do registo de propriedade ou proprietário seja desconhecido.


 

Perguntas frequentes

Durante 24 horas, a Câmara Municipal do Porto dispõe de uma linha direta para solicitar o desbloqueamento, através do número de telefone (+351) 222 090 444.

O veículo poderá ser removido e depositado no parque Campo Alegre - Rua do Campo Alegre, Lado Oposto ao n.º 450, contactável através do telefone (+351) 932 225 198.

10-10-2018
Poderá ser consultado o serviço nacional gratuito SMS Reboque. Basta escrever a palavra "reboque" seguida da matrícula e enviar a mensagem para o 3838 (formato: reboque 00-00-XX). De seguida, recebe uma mensagem em resposta, com a indicação de que a viatura foi removida para o parque Campo Alegre, sito à Rua do Campo Alegre, Lado Oposto ao n.º 450 (coordenadas GPS: 41.09.08.6 - N 8.38.02.2), contactável através dos números (+351) 932 225 198.
 O parque está aberto 24 horas por dia, todos os dias.
 
Esta informação também poderá ser fornecida pela Linha Direta, através do número de telefone (+351) 222 090 444.
 
Caso a viatura não tenha sido rebocada, a mensagem aconselha a dirigir-se a uma esquadra da PSP.
10-10-2018

As formas de pagamento aceites são:

Multibanco

Numerário

Cheque visado

Mediante o pagamento das taxas relativas ao bloqueamento, reboque e depósito, a Câmara Municipal do Porto emite uma Guia de Recebimento, cujo original é entregue ao condutor e que serve de comprovativo de pagamento.

Consulte aqui o valor das taxas devidas pelo bloqueamento, remoção e depósito de veículos.

22-02-2017

Pode saber o andamento dos seus processos através da consulta de processos online disponível neste balcão de atendimento ou através do Serviço de Atendimento Telefónico da Câmara Municipal do Porto.

21-07-2017
Sim. Sempre que haja alguma alteração dos seus elementos de identificação pessoal facultados, deverá comunicar à Câmara Municipal do Porto para que possamos manter atualizada a base de dados dos Munícipes, para tal pode utilizar a função Guia de Pesquisa deste balcão virtual para aceder rapidamente aos respetivos formulários de submissão deste pedido.
26-08-2016
Sim. O Código Regulamentar do Município do Porto reúne, de forma unitária e sistemática, todas as normas regulamentares do Município do Porto, revelando-se um instrumento essencial para a transparência e clareza das relações entre o Município e os Munícipes e encontra-se disponível para consulta no site da Câmara Municipal do Porto.
Este código regula os aspetos com eficácia externa, que têm a ver com a vida dos Munícipes, deixando de fora as áreas relativas à vida interna da Câmara Municipal do Porto. Além disso, agrupa todas as contraordenações existentes e cria novos regulamentos, por exemplo, de trânsito, circulação e estacionamento ou de cargas e descargas.
26-08-2016

Ao aderir ao Balcão de Atendimento Virtual (BAV) e ao Serviço de Atendimento Telefónico da Câmara Municipal do Porto tem várias vantagens:

apresentar pedidos(s);
consultar o(s) seu(s) processo(s);
obter informações sobre o andamento do(s) processo(s);
proceder a pagamentos aceder à "Minha página" - área personalizada e agregadora de todo o relacionamento (presencial, online ou telefónico) do utilizador com a autarquia;
apresentar reclamações, sugestões camarárias ou comentários sobre a organização e a disponibilização da informação no Balcão.

 

No caso de utilizar o atendimento telefónico, disponível através do número (+351) 222 090 400, poderá:

obter informações gerais;
saber como fazer um pedido à Câmara Municipal do Porto nas diversas áreas camarárias;
obter informações sobre o andamento do(s) seus(s) processo(s);
apresentar reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informação e alertas/ pedidos de intervenção.
22-09-2016
Pode utilizar a função Guia de Pesquisa deste balcão virtual para aceder rapidamente ao formulário online de submissão deste pedido.
26-08-2016

print

separador footer

 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: