separador topo
print
Serviço Municipal de Aconselhamento Jurídico

 

O Serviço Municipal de Aconselhamento Jurídico (SMAJ) tem como principal objetivo informar as pessoas, de forma gratuita, sobre as instituições aonde poderão dirigir-se para exercerem os seus direitos legais e  para obterem informação sobre o melhor meio de resolverem os seus conflitos e de defenderem os seus interesses.
 
Através da prestação de informações de caráter genérico - uma simples orientação que poderá ajudar as pessoas a dirigirem-se aos locais corretos e a evitar encargos desnecessários -, este serviço pretende colmatar uma lacuna que, não raras vezes, se traduz em graves prejuízos para o cidadão.
 
A sua atuação não contempla o patrocínio de pessoas ou entidades, a interposição de ações, a realização de qualquer tipo de diligências no âmbito jurídico ou a elaboração de petições a entidades públicas ou privadas; e não contempla também a informação, o aconselhamento ou a realização de qualquer tipo de diligências sempre que estejam envolvidos serviços, Fundações ou Empresas municipais, bem como entidades participadas pela Câmara Municipal do Porto.

 

O atendimento é gratuito e é realizado todas as segundas-feiras de manhã, por um jurista em regime de voluntariado.

Local e contactos

​Praça do General Humberto Delgado, 266, 4000-286 Porto
Tel: 220 100 220


Horário
 
As consultas e as marcações no âmbito do Serviço Municipal de Aconselhamento Jurídico podem ser efetuadas a partir do dia 22 de junho (inclusive).
 
Atendimento presencial: 2.ª feira, entre as 9h30 e as 12h00, com marcação prévia.
 
 
Os pedidos de marcação podem ser efetuados pela seguinte via:

Linha Porto.: 220 100 220
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 19h00

Notas
Excluem-se do âmbito da atuação do SMAJ: 

Assuntos relacionados com  Direito Fiscal (impostos, taxas, finanças, etc.);

Assuntos que envolvam a Câmara do Porto e/ ou qualquer instituição parceira.


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: