separador topo
Europe Direct
Skip Navigation Links.
print

Parlamento Europeu (PE)

Diretamente eleito pelos cidadãos da UE para representar os seus interesses.

As suas origens remontam aos anos cinquenta e aos Tratados constitutivos e, desde 1979, os seus deputados são eleitos diretamente pelos cidadãos que representam.

Eleições realizam-se de cinco em cinco anos e todos os cidadãos da UE têm direito a votar, bem como a apresentar‑se na qualidade de candidatos, seja onde for que vivam na UE.

 

O Parlamento exprime a vontade democrática dos mais de 500 milhões de cidadãos e representa os seus interesses nas discussões com as outras instituições da UE. As últimas eleições tiveram lugar em Maio de 2014 (ver sítio web das eleições europeias). O atual Parlamento conta com 751 deputados dos 28 países da União Europeia.

Os deputados do PE estão organizados em sete grupos políticos europeus, que representam todas as perspetivas acerca da integração europeia, da mais federalista à mais abertamente eurocéptica.

 

Saber mais sobre o PE?

Parlamento Europeu em Portugal

Site Oficial


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: