separador topo
Europe Direct
Skip Navigation Links.
print

Agosto 2018


31/08/2018:

Consulta sobre o horário de verão: 84 % das pessoas querem que a Europa deixe de mudar o relógio

A Comissão Europeia publicou hoje os resultados preliminares da consulta pública sobre a mudança de hora na Europa.

Esta consulta online, que decorreu de 4 de julho a 16 de agosto de 2018, recebeu 4,6 milhões de respostas de todos os 28 Estados-Membros, o número mais elevado de contributos alguma vez recebidos numa consulta pública da Comissão. De acordo com os resultados preliminares, 84 % das respostas são a favor de acabar com a mudança bianual da hora.

Próximas etapas:

Os resultados finais da consulta pública serão publicados nas próximas semanas. A Comissão apresentará agora uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho, com vista à alteração das atuais disposições em matéria de mudança de hora.

Para mais informações clique aqui

 

Um desafio para jovens que gostam de línguas: Comissão Europeia lança o seu concurso anual de tradução dirigido às escolas

A Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia convida alunos das escolas de toda a Europa a testar as suas competências de tradução, participando na 12.ª edição do concurso anual Juvenes Translatores.

Este ano, adolescentes com gosto pelas línguas serão chamados a traduzir um texto sobre o património cultural. O tema foi escolhido para comemorar o Ano Europeu do Património Cultural, 2018.

Os participantes deverão escolher uma das 552 combinações linguísticas possíveis a partir das 24 línguas oficiais da UE. No ano passado, houve traduções de polaco para finlandês, de checo para grego e de croata para sueco, para referir apenas alguns exemplos das 144 combinações que foram utilizadas.

Para mais informações clique a​qui



30/08/2018:

Discurso do Presidente Juncker sobre o Estado da União ocorrerá em Estrasburgo no próximo dia 12 de setembro

Na quarta-feira, 12 de setembro de 2018, pelas 9h00, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, fará o discurso do Estado da União no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. O discurso deste ano antecede as eleições europeias de 2019 e em pleno debate sobre o futuro da União Europeia a 27. O evento será transmitido em direto na EbS e uma transmissão em direto também estará disponível na página da Comissão no Facebook.

Para mais informações, clique aqui (página em inglês)

 

Summer CEmp: nota de agenda da escola de verão da Comissão Europeia - 30 de agosto

A segunda edição do Summer CEmp arrancou esta terça-feira em Marvão e continua a decorrer até sexta-feira, 31 de agosto. Esta quinta-feira, sobem ao palco como oradores o Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, a Secretária de Estado Graça Fonseca, o eurodeputado João Ferreira, o deputado Pedro Mota Soares, a Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, o Presidente da Estrutura de Missão para Sistema de Gestão integrada de Fogos Rurais, Tiago Oliveira, o Presidente do Tribunal de Contas Vítor Caldeira, Adolfo Mesquita Nunes, Luís Paixão Martins, Henrique Burnay, o politólogo André Freire, a escritora Patrícia Portela e o marvanense Manuel Batista.

Para mais informações clique aqui



29/08/2018:

Summer CEmp: nota de agenda da escola de verão da Comissão Europeia - 29 de agosto 

A segunda edição do Summer CEmp arrancou esta terça-feira em Marvão e continua a decorrer até sexta-feira, 31 de agosto. Esta quarta-feira, sobem ao palco o Comissário europeu Carlos Moedas, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Chefe da Casa Civil do Presidente da República Portuguesa, Fernando Frutuoso de Melo, Luís Amado, o representante da JSD Alexandre Poço, o representante da JS Fábio Pinto e o representante da JP José Limão, os deputados António Leitão Amaro e Pedro Delgado Alves, a investigadora Lisa Matos e Paulo Sande, consultor político da Presidência da República. São, ao todo, 60 protagonistas da sociedade portuguesa com 50 jovens universitários para discutir o futuro da Europa. 

Para mais informações clique aqui



24/08/2018:

Summer CEmp: Escola de verão da Comissão Europeia arranca em Marvão a 28 de agosto

A segunda edição do Summer CEmp arranca dia 28 de agosto em Marvão. O Primeiro Vice-presidente da Comissão Europeia
Frans Timmermans, o Comissário europeu Carlos Moedas, os ministros Tiago Brandão Rodrigues e Luís Capoulas Santos, os Secretários de Estado João Paulo Rebelo, Ana Paula Zacarias e Graça Fonseca, os eurodeputados Marisa Matias e João Ferreira, Luís Amado, António Leitão Amaro, Miguel Poiares Maduro, Pedro Mota Soares, Adolfo Mesquita Nunes e Vítor Caldeira estão entre os oradores. São 50 protagonistas da sociedade portuguesa com 50 jovens universitários para discutir o futuro da Europa.

Para mais informações, clique aqui 

 

A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a aquisição do controlo exclusivo da Sonae Sierra SGPS SA («Sonae Sierra») pela Sonae SGPS SA («Sonae»), uma empresa controlada em última instância pela Efanor Investimentos S.A. («Efanor»)

A Sonae Sierra desenvolve atividades no setor dos serviços imobiliários. A Sonae opera na distribuição retalhista e grossista de produtos alimentares e não alimentares, bem como na gestão de ativos imobiliários, bem como telecomunicações, meios de comunicação social e tecnologia. Outras empresas controladas pela Efanor são ativas na produção de placas de derivados de madeira e produtos conexos, bem como noutros setores, como o turismo, hotelaria, fitness, energia e refrigeração. A Comissão considerou que, uma vez que a Sonae já controlava conjuntamente a Sonae Sierra antes da transação, a aquisição não provocará uma alteração significativa do mercado. A Comissão concluiu que a proposta de aquisição não suscitaria preocupações em matéria de concorrência. A operação foi examinada no âmbito do procedimento simplificado no contexto do procedimento de exame da concentração.

Para mais informações, consultar o sítio Web da Comissão dedicado à concorrência, no registo público, no âmbito do processo M.9058.

 

Estónia junta-se à iniciativa europeia para desenvolver supercomputadores

A Estónia é o 21.º país europeu a assinar a Declaração Europeia em matéria de computação de alto desempenho, com o objetivo de reunir os recursos europeus e nacionais para construir e utilizar supercomputadores de renome mundial, que seriam classificados nos três primeiros lugares do mundo em 2022-2023. O Vice-Presidente responsável pelo Mercado Único  Digital, Andrus Ansip, participou na cerimónia de assinatura em Tartu, na Estónia. Com esta assinatura, a Estónia assinala a sua intenção de aderir à cooperação europeia no domínio da supercomputa​ção — Empresa Comum EuroHPC, que foi proposta pela Comissão Europeia em janeiro.

 

(Mais informações neste sítio Web)



23/08/2018:

Prémio CESE para a Sociedade Civil 2018! O prazo para envio de candidaturas é 7 de setembro de 2018, às 23h59m (CET)!

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018, que celebra a riqueza e a diversidade do património cultural da Europa, o CESE (Comité Económico e Social Europeu) decidiu consagrar a edição deste ano do Prémio para a Sociedade Civil ao tema «Identidades, valores europeus e património cultural na Europa».

O Prémio CESE para a Sociedade Civil está aberto a todas as organizações da sociedade civil, registadas oficialmente na União Europeia, que operem a nível local, nacional, regional ou europeu. ​Está igualmente aberto a pessoas a título individual.

Para saber mais sobre este prémio, conhecer o Regulamento e Formulário de candidatura, clique aqui



22/02/2018:

Comissão atribui 9 milhões de euros a Itália para apoiar cuidados de saúde a requerentes de asilo e refugiados

A Comissão Europeia atribuiu ontem 9 milhões de euros sob a forma de ajuda de emergência a Itália para ajudar a melhorar o acesso aos cuidados de saúde nas instalações de acolhimento dos requerentes de asilo e beneficiários de proteção internacional. A assistência financeira beneficiará mais de 42 000 pessoas nas regiões de Emilia-Romana, Lácio, Ligúria, Toscana e Sicília. Serão tidas em especial consideração as necessidades de pessoas mais vulneráveis, incluindo mulheres e crianças. Com este montante, a Comissão Europeia mobilizou mais de 200 milhões de euros em ajuda de emergência para apoiar a gestão de migrantes em Itália. Este financiamento de emergência acresce aos 653,7 milhões de euros atribuídos a Itália ao abrigo do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e do programa nacional para o Fundo para a Segurança Interna 2014-2020.

Para mais informações clique aqui

 

Declaração conjunta do Primeiro Vice-Presidente Frans Timmermans e da Comissária Věra Jourová por ocasião do Dia Europeu em Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Autoritários

«Todos os anos, neste dia, prestamos homenagem às vítimas de todos os regimes totalitários e recordamos com pesar as consequências terríveis do Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado em 23 de agosto de 1939 pela Alemanha nazi e a União Soviética. O Pacto contribuiu para mergulhar ainda mais profundamente a Europa num dos períodos mais sombrios da sua história. Milhões de pessoas foram assassinadas e gerações inteiras de europeus ficaram traumatizadas. (…) Devemos continuar a contar o que aconteceu na Europa no passado, para não voltarmos a cometer os mesmos erros no futuro.»

Para mais informações clique aqui



21/08/2018:

​Comissão lança concurso para jovens realizadores cinematográficos para aproximar os cidadãos da UE

A iniciativa #EUandME da Comissão Europeia, lança um concurso de curtas-metragens para os jovens cineastas, a decorrer de 24 de agosto a 31 de outubro de 2018. O concurso está aberto a jovens realizadores europeus com idades entre os 18 e os 35 anos. Haverá um vencedor por categoria, o qual receberá uma subvenção de 7 500 euros para realizar o seu filme, sendo apadrinhado por um dos cinco realizadores europeus de renome envolvidos na série de curtas-metragens #EUandME. As candidaturas devem ser apresentadas em formato eletrónico através de um formulário de candidatura em linha na página do concurso (disponível a partir de 24 de agosto de 11:00 – hora de Lisboa - neste sítio Web).

Para mais informações, clica aqui



20/08/2018:

A Grécia inicia um novo capítulo na sequência da conclusão do seu programa de apoio à estabilidade

A Grécia concluiu com êxito um programa de apoio à estabilidade de três anos no âmbito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), estando assegurado o seu lugar no centro da área do euro e da União Europeia. A conclusão com êxito do programa constitui uma prova dos esforços do povo grego, do empenhamento da Grécia na prossecução das reformas, e da solidariedade dos seus parceiros europeus.

Para aceder às declarações do Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, do Comissário responsável pelos Assuntos Económicos e Financeiros, Fiscalidade e União Aduaneira, Pierre Moscovici e a mais informações clique aqui



17/08/2018:

Declaração da Alta Representante/Vice-Presidente e do Comissário da UE responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises sobre o Dia Mundial da Ajuda Humanitária 2018

No dia do 15.º aniversário do atentado à bomba contra a sede das Nações Unidas em Bagdade, prestamos homenagem ao empenhamento dos trabalhadores humanitários, que arriscam a vida para prestar ajuda humanitária em todo o mundo. O respeito inequívoco pelo direito internacional, a segurança e a proteção dos trabalhadores humanitários, bem como o acesso livre às pessoas que deles precisam, constituem motivo de grande preocupação para a União Europeia.

Para mais informações clique aqui



16/08/2018:

Estado de direito: A Comissão Europeia inicia a próxima fase do procedimento de infração a fim de proteger a independência do Supremo Tribunal polaco

A Comissão procedeu a uma análise exaustiva da resposta das autoridades polacas à carta de notificação para cumprir enviada pela Comissão em 2 de julho de 2018 referente à Lei relativa ao Supremo Tribunal. A resposta das autoridades polacas não dissipa as preocupações jurídicas da Comissão.

Para mais informações, clique aqui



10/08/2018:

Comissão publica novo convite à apresentação de propostas de projetos ao Corpo Europeu de Solidariedade

A Comissão Europeia convida as partes interessadas a apresentar ideias de projetos no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade. No total, foram reservados 44 milhões de euros do orçamento da UE para os projetos selecionados, que estarão abertos a todos os jovens da Europa e de fora dela.

Este é o primeiro de uma série de convites que permitirão que, pelo menos, 100 mil jovens participem no Corpo Europeu de Solidariedade até ao final de 2020.

Para mais informações, clique aqui.

 

Comissão ajuda cinco regiões a utilizar procedimentos de contratação pública mais inovadores e responsáveis com os fundos europeus

A Comissão, em parceria com a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico (OCDE), irá prestar apoio personalizado ao comité de coordenação e de desenvolvimento da região portuguesa do Centro, à autoridade ateniense para o transporte urbano, à região italiana da Apúlia e às regiões da Grécia Central e da Macedónia Oriental e da Trácia, a fim de as ajudar a utilizar procedimentos de contratação pública mais inovadores para projetos cofinanciados pela UE.

As autoridades locais e regionais selecionadas irão beneficiar do apoio da Comissão para os seguintes projetos: Centro, Portugal: projetos de investigação e inovação em ligação com a estratégia regional de especialização inteligente; Atenas, Grécia: aquisição de veículos mais respeitadores do ambiente para o transporte urbano; na Apúlia italiana: novas tecnologias e serviços administrativos inovadores no domínio da gestão dos recursos hídricos; Grécia Central: um sistema moderno e respeitador do ambiente para o tratamento das águas residuais do rio Asopos; Macedónia Oriental-Trácia: projetos relacionados com a estratégia de desenvolvimento territorial das zonas montanhosas de Rodopi e Nestos.

Este apoio inscreve-se no quadro do Plano de Ação da Comissão para a contratação pública e corresponde às orientações políticas do Pacote Contratos Públicos de 2017.



09/08/2018:

Comissão Europeia apoia três projetos portugueses com 5,7 milhões de euros, sendo dois com empresas da Região do Porto  

As empresas portuguesas Sakthi Portugal (Maia), VISIONWARE (Matosinhos) e RTP participam em três projetos que vão receber 1,1, 2,4 e 2,2 milhões de euros, respetivamente, de fundos europeus. O montante é atribuído no âmbito do instrumento FTI - Fast Track to Innovation, financiado pelo programa Horizonte 2020, tutelado pelo Comissário europeu Carlos Moedas.

Os projetos selecionados para financiamento em Portugal são:

- Com a participação da Sakthi Portugal (Maia): o projeto DigiMAT desenvolve soluções inteligentes para materiais digitais na indústria automóvel (valor total do financiamento para o projeto: 1,1 milhões de euros);

- Com a participação da RTP: o projeto ENHANCEplayer consiste numa ferramenta de inteligência artificial que melhora a qualidade do vídeo e limita o tráfego de internet vinculado ao streaming de vídeo (valor total do financiamento para o projeto: 2,4 milhões de

euros);

- Com a coordenação da VISIONWARE (Matosinhos): O projeto “SCENE” é uma plataforma móvel aberta para aplicativos de cidades inteligentes na área da segurança (valor total do financiamento para o projeto: 2,2 milhões de euros).

O Comissário europeu responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, disse: “Com este apoio, o programa Horizonte 2020 ajuda os empreendedores com boas ideias a chegar mais rapidamente ao mercado com novos produtos e serviços. Ao participar nestes projetos europeus, estas três empresas portuguesas demonstraram uma grande capacidade inovadora nas áreas em que operam”.

Desde o início do Programa são já seis as empresas da Região da Área Metropolitana do Porto apoiadas.

Para mais informações sobre o Fast Track to Innovation, ​clique aqui


As importações da União Europeia de gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos estão a aumentar

Entre a chegada do primeiro navio-tanque de transporte de GNL dos EUA ao porto português de Sines, em abril de 2016, e hoje, as importações da UE de gás natural liquefeito provenientes dos Estados Unidos passaram de zero para 2,8 mil milhões de metros cúbicos.

Na sua Declaração conjunta de 25 de julho em Washington D.C., o Presidente Juncker e o Presidente Trump acordaram em reforçar a cooperação estratégica UE-EUA no domínio da energia. Neste contexto, a União Europeia importaria mais gás natural liquefeito proveniente dos Estados Unidos para diversificar e tornar mais seguro o seu aprovisionamento energético. Consequentemente, a UE e os Estados Unidos irão trabalhar no sentido de facilitar o comércio de gás natural liquefeito.

Para mais informações sobre o GNL na EU clique aqui (página em Inglês)



06/08/2018:

Atualização da legislação de bloqueio entra em vigor para apoiar o acordo nuclear com o Irão

No momento em que o primeiro conjunto de sanções reimpostas pelos EUA sobre o Irão produz efeitos, a atualização da legislação de bloqueio da UE entra em vigor em 7 de agosto para atenuar o impacto das sanções sobre as empresas da UE que desenvolvem atividades comerciais legítimas no Irão.

Para mais informações, clique aqui

 

 

03/08/2018:

Apoio suplementar para os agricultores europeus que lidam com secas. A Comissão Europeia está ao lado dos agricultores europeus este verão para fazer face às dificuldades relacionadas com secas extremas.

A situação de seca em curso e prolongada em vários países da UE está a ter um impacto significativo na produção de culturas arvenses, bem como na alimentação animal, o que também poderá ter também um impacto no bem-estar dos animais. Além disso, a redução do nível de alimentos para animais tem um impacto especial no rendimento dos criadores, uma vez que tal aumentará os seus custos de produção, caso se verifique uma escassez de forragens no final do ano.

Foram tomadas duas decisões para ajudar os agricultores a lidar com as secas, para além do apoio previsto na atual legislação relativa à política agrícola comum.

Para mais informações, clique aqui



02/08/2018:

Comissão oferece apoio suplementar aos agricultores europeus que lidam com secas

A Comissão Europeia está ao lado dos agricultores europeus este verão para fazer face às dificuldades relacionadas com secas extremas. Os agricultores poderão receber antecipadamente os seus pagamentos diretos e a título do desenvolvimento rural e ser-lhes-á concedida maior flexibilidade na utilização de terras que normalmente não seriam utilizadas para produção, a fim de alimentar os seus animais. A situação de seca em curso e prolongada em vários países da UE está a ter um impacto significativo na produção de culturas arvenses, bem como na alimentação animal, o que também poderá ter também um impacto no bem-estar dos animais. Além disso, a redução do nível de alimentos para animais tem um impacto especial no rendimento dos criadores, uma vez que tal aumentará os seus custos de produção, caso se verifique uma escassez de forragens no final do ano.

(Desenvolvimento em IP-18-4801 em inglês)

 

Preços da produção industrial sobem 0,4 % na área do euro e na UE e 0,7 % em Portugal

Em junho de 2018, em comparação com o mês anterior, os preços da produção industrial subiram 0,4 % na área do euro e na UE e 0,7 % em Portugal, segundo estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em maio de 2018, os preços subiram 0,8 % na área do euro, 1,1 % na UE e 1,9 % em Portugal. Em termos homólogos, o aumento dos preços da produção industrial foi de 3,6 % na área do euro, 4,4 % na UE e 4,2 % em Portugal.

(Desenvolvimento em STAT-18-4787)



01/08/2018:

Lisboa finalista do Prémio iCapital – Capital Europeia da Inovação – do Horizonte 2020

Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação anunciou, hoje, as cidades finalistas da edição deste ano do Prémio Capital Europeia da Inovação: Aarhus, Antuérpia, Atenas, Bristol, Gotemburgo, Hamburgo, Leuven, Lisboa, Madrid, Toulouse, Umeå e Viena.

Os finalistas apresentarão as suas estratégias de inovação na sessão «iCapital Stories» durante a semana europeia das regiões e cidades, em Bruxelas, a 10 de ou

tubro.

A capital vencedora será anunciada na Web Summit em Lisboa, a 6 de novembro, pelo Comissário Carlos Moedas, responsável europeu pelo Programa Horizonte 2020, o atual programa de investigação e inovação.

Para mais informações clique aqui


Países Baixos tornam-se o 21.º Estado-Membro da União Europeia a aderir à Procuradoria Europeia

Hoje, a Comissão Europeia confirmou que os Países Baixos são o 21.º Estado-Membro da União Europeia a aderir à Procuradoria Europeia (EPPO), que desempenhará um papel fundamental no combate aos crimes contra o orçamento da UE, como a fraude, a corrupção, o branqueamento de capitais ou a fraude transfronteiras em matéria de IVA num valor que ultrapasse os 10 milhões de EUR. A Procuradoria Europeia estará operacional até ao final de 2020 em todos os Estados-Membros participantes.

Para mais informações, clique aqui

 

Declaração do Primeiro Vice-Presidente, Frans Timmermans, e da Comissária, Věra Jourová, a propósito do Dia em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto, dia 2 de agosto

Todos os anos, a 2 de agosto, a Comissão Europeia presta homenagem à memória dos ciganos vítimas do Holocausto e reafirma o seu compromisso inabalável de combater a hostilidade contra os ciganos, o antissemitismo, o racismo e outras formas de intolerância.

Para aceder à Declaração do primeiro Vice-Presidente Frans Timmermans, e da Comissária, Věra Jourová efetuada hoje e a demais informações sobre esta matéria, clique aqui

 

De

claração conjunta UE-EUA de 25 de julho: importações de sementes de soja dos EUA aumentam mais de 280 %

A Comissão Europeia publicou hoje os dados mais recentes sobre as importações de soja da UE, mostrando um aumento de 283 % nas importações de sementes de soja provenientes dos EUA, o que eleva a percentagem total da UE das importações de sementes de soja americanas para 37 %, um aumento de 9 % em comparação com a situação há um ano. O Presidente Juncker criou agora um mecanismo de comunicação bimestral sobre a evolução do comércio de sementes de soja dos EUA para a UE. Trata-se do primeiro seguimento concreto da Declaração Comum UE-EUA, acordada em Washington entre o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o Presidente dos EUA, Donald Trump.

(Desenvolvimento em IP-18-476

8)

 

Relatório da Comissão revela que os Estados-Membros estão a intensificar as medidas de proteção do meio marinho

Um novo relatório da Comissão mostra que os Estados-Membros têm envidado esforços consideráveis para fazer face às pressões sobre o meio marinho. Apesar disso, as medidas não são ainda suficientes para alcançar mares de qualidade, saudáveis e produtivos até 2020. O relatório hoje publicado sobre a aplicação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha da UE avalia as medidas adotadas pelos Estados-Membros para alcançar um «bom estado ambiental» até 2020. Nos termos da diretiva, os Estados-Membros da UE devem definir estratégias a seis anos através das quais avaliem as suas águas. Este conceito é definido por medidas destinadas a preservar a biodiversidade e a combater pressões como a sobrepesca, danos dos fundos marinhos, lixo marinho e contaminantes.

(Mais informações neste sítio Web)

 

Migrações: Comissão apoia melhoria das condições de acolhimento na Grécia com mais 37,5 milhões de euros

A Comissão Europeia atribuiu hoje um montante adicional de 37,5 milhões de euros em ajuda de emergência no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), a fim de melhorar as condições de acolhimento dos migrantes na Grécia. As autoridades gregas receberão 31,1 milhões de euros para apoiar os serviços provisórios oferecidos aos migrantes, nomeadamente, cuidados de saúde, interpretação e alimentação e melhoria da infraestrutura do Centro de Acolhimento e Identificação de Fylakio, na região de Evros, no Norte da Grécia. O financiamento suplementar contribuirá igualmente para a criação de espaços de alojamento adicionais em locais existentes e novos na Grécia continental. Foi concedido um montante adicional de 6,4 milhões de euros à Organização Internacional para as Migrações (OIM) para melhorar as condições de acolhimento e fornecer apoio à gestão de alguns locais selecionados no continente.

(Desenvolvimento em MEX-18-4783)

print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: