separador topo
Europe Direct
Skip Navigation Links.
print

A Europa vai à Escola! 2011/2012

 

 

 

 

 

 

Sessões de formação e informação no espaço aula sobre matérias europeias promovidas pelo Europe Direct Porto nas escolas da região do Porto.

 

 Fevereiro de 2012 - Sessão na EB JI da Torrinha, Porto (Pré-escolar):

 

 

Fevereiro de 2012 - Sessão na ES Rodrigues de Freitas, Porto (6.º ano):

 

 

Março de 2012 - Sessões na EB 2,3 de Aver-O-Mar, Póvoa de Varzim (7.º ano):

 

Março de 2012 - Sessão na ES do Pradrão da Légua, Matosinhos (11.º e 12.º anos):

 

Foi com bastante entusiasmo que duas turmas da minha escola receberam, no início do mês de março, a equipa do Europe Direct do Porto, representada por João Pedro Frutuoso, na expetativa de obter uma informação mais aprofundada acerca do projeto de integração europeia, uma realidade que, felizmente, nos é cada vez mais próxima, e na qual nos devemos intrusar o mais possível, de modo a tirar partido de todas as vantagens daí decorrentes.

O modo como nos foram transmitidas as informações foi, a meu ver, exímio. Através de uma  apresentação cativante e dinâmica, foram-nos dados a conhecer a génese, a evolução e o panorama atual da integração europeia, através da discriminação dos factos mais importantes a reter, da referência à mentalidade e às noções que se encontram no background deste grande projeto e, inclusivamente, da sensibilização à tomada de uma posição crítica e ativa perante estas problemáticas que, atualmente, nos dizem imenso respeito.

De facto, esta sessão veio a intensificar e a fundamentar as ideias ou os conhecimentos que eu tinha desta “nova Europa” unida e empenhada em se estabilizar e cooperar nas mais diversas áreas. Paz, unidade, segurança, solidariedade, identidade e diversidade são valores que norteiam esta organização supranacional – a União Europeia – quase desde a sua criação, que nos remonta, sobretudo, a interesses de índole económica. De alargamento em alargamento, de adesão em adesão, hoje pertencemos a um continente reunificado que integra, nesta organização, vinte e sete países, na esperança de que, no futuro, se possa estender este estatuto a muitos mais.

Com efeito, esta organização assume-se como uma estrutura organizada e assente em diversas instituições de múltiplo caráter que garantem o seu funcionamento e desenvolvimento em termos políticos, económicos e sociais. Através de políticas completas e atualizadas, a UE enfrenta os mais sérios problemas de hoje, na certeza de proporcionar aos cidadãos europeus um amanhã que consiga satisfazer as suas necessidades. Estes têm, na verdade, o livre direito a circular, residir e trabalhar por todos os cantos da Europa, sem ter de enfrentar restrições que outrora os limitavam e na certeza de que os seus direitos fundamentais lhes serão sempre reconhecidos.

Tendo isto em mente, posso concluir que pertenço, de facto, a uma comunidade que me poderá abrir um vasto leque de oportunidades para o futuro, garantindo-me, igualmente, uma vida em liberdade, com justiça e com segurança. Prevejo, para a Europa, um futuro próspero na cena mundial e acredito que, imbuídos deste espírito de cooperação e solidariedade internas, os países mais débeis se possam voltar a reerguer, reacendendo a chama do Velho Continente, que tão fantástico passado guarda por todos os seus recantos. 

Telmo Filipe T. S. Leal

Aluno da Escola Secundária do Padrão da Légua 

 

 

Março de 2012 - Sessão na Escola Profissional Talentus, Porto:

Os formandos que assistiram responderam àquestão «O que é Europa?»

 

A união faz a força e a Europa faz a diferença. Ricardo Martins

Ser cidadão Europeu é ser solidário, trabalhador, honesto e expressivo. Ana Martins

Um cidadão europeu pode usufruir de liberdade, segurança e de justiça! Catarina Moreira

A união faz a europa, a europa somos todos nós. Tomás Belchior

A União Europeia é o conjunto de 27 países e zelam pela paz, a unificação do Continente Europeu, a segurança, a solidariedade económica e social, a identificação e diversidade Europeias num Mundo Globalizado. Houve um alargamento da União e boas relações com os países vizinhos, como por exemplo reunificação do Continente com 3 etapas: a Europa dos 27 países, Negociações em curso, os balcãs Ocidentais e a Islândia. A União Europeia realiza política de inovação e políticas de solidariedade. Ana Catarina Oliveira

 

Março, abril e maio de 2012 - Sessões na EB do Falcão, Porto (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos):

 

 

 

 

Abril de 2012 - Sessão na Escola Profissional IPTA, Porto (12.º ano)

 

Abril e maio de 2012 - Sessões na ES João Gonçalves Zarco, Matosinhos (10.º e 12.º anos)

 

Abril de 2012 - Sessão na EB Levante da Maia, Maia (7.º e 8.º anos)

 

Maio de 2012 - Sessão na ES Tomaz Pelayo, Santo Tirso (11.º ano)

 

Maio de 2012 - Sessões na EB 23 S de Rebordosa, Paredes (6.º e 12.º anos)

 

Junho de 2012 - Sessões na EB JI de Lordelo, Porto (1.º e 4.º anos)

 

Junho de 2012 - Sessão na EB 23 Frei Manuel de Santa Inês, Gondomar (5.º ano)

 

Junho de 2012 - Sessão na EB 1 de Torregim, Gondomar (1.º e 3.º anos) 

 

Já não existem datas disponíveis para o ano lectivo 2011/12. Contacte-nos para obter informações sobre futuras sessões nas escolas da região.

O Europe Direct Porto dinamiza sessões informativas sobre o funcionamento e as instituições da União Europeia para os alunos de todos os níveis de ensino.

Com uma duração de 45 a 90 minutos, decorrem durante a manhã dos dias indicados, entre as 10h e as 12h.

Os alunos participantes recebem materiais didáticos sobre a UE e os seus estados-membros.

  

Mais informações sobre as datas disponíveis e marcação das sessões via telefone 222 090 412 ou correio eletrónico europedirect@cm-porto.pt


print
separador footer
 
Optimizado para os browsers: Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 5 ou superiores | Em desenvolvimento pela DMSI (Direcção Municipal de Sistemas de Informação) da CMP
Projecto co-financiado por: